Castelo do Rochedo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Castelo do Rochedo

Bem-vindo ao Condado de Óbidos
 
InícioInício  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 [DC] Livro 1.4 Ordenação e Elevação ao Sacerdócio

Ir para baixo 
AutorMensagem
Rodrigo Capelo
[PNJ] Senescal d'Óbidos
Rodrigo Capelo


Mensagens : 511
Localização : Óbidos
Actividade : Grão-Mestre

Perfil
Nome Completo:
Título Nobre: Senescal

[DC] Livro 1.4 Ordenação e Elevação ao Sacerdócio Empty
MensagemAssunto: [DC] Livro 1.4 Ordenação e Elevação ao Sacerdócio   [DC] Livro 1.4 Ordenação e Elevação ao Sacerdócio EmptyQua 15 Fev 2012, 19:29

Citação :
A causa material = Qualquer fiel que queira servir a Igreja e Jah acima de tudo.
A causa eficiente = Aquele que eleva ao sacerdócio deve ele próprio ser sacerdote e receber o mandato da Cúria.
A causa formal = Missa de ordenação e votos sacerdotais.
A causa final = Ser designado sucessor dos apóstolos e poder assim aceder ao alto Clero.



A causa material

- Os vagabundos não podem ser ordenados, excepto se poderem viajar e tornar-se assim missionários vagabundos.

- Os camponeses e artesões podem ser ordenados, mas devem ser induzidos a escolher a Via da Igreja ou da Medicina. Se escolherem o Exército, devem renunciar definitivamente às armas, se escolheram a via do Estado, deverão de o fazer para a defesa da Igreja no seio das instituições.

- Os teólogos (Via da Igreja Aristotélica) podem e serão encorajados a fazerem-se ordenar.

- Os médicos (Via da Medicina) serão autorizados a fazerem-se ordenar se escolherem exercer a sua profissão no seio de uma Ordem Religiosa, ou como médico paroquial.

- Os funcionários (via do Estado) deverão justificar a sua vontade de serem ordenados.

- Os militares (Via do Exército) não podem fazer-se ordenar por causa da incompatibilidade entre a função de soldado e o estatuto de sacerdote.

- Um fiel que é exclusivamente responsável por uma família não poderá ser ordenado sacerdote a não ser que a família pela qual é responsável o autorize, e nesse caso as crianças não serão prejudicadas pela sua elevação ao sacerdócio. Um estudo caso a caso deverá ser levado a cabo antes da cerimónia. No caso de ser um fiel casado, mas sem filhos, bastará a autorização do cônjuge e, em caso de ordenação, o matrimónio é anulado.

A vida espiritual dos sacerdotes centra-se na sua responsabilidade pastoral. É no coração do ministério apostólico que os sacerdotes vivem o seu próprio caminho espiritual.

A educação aristotélica e cívica, a celebração da missa e a caridade do pastor são as fontes da vida espiritual. O sacerdote deve dar um bom exemplo, tal como como Christos e Aristóteles são o seu.

Certos sacerdotes quererão completar a sua vida espiritual envolvendo-se “na sociedade laica”. Neste caso, o sacerdote que escolher este caminho, deve fazê-lo unicamente se poder agir como sacerdote e por conseguinte divulgando a mensagem divina.

Se chegar a uma altura em que o seu cargo entra em oposição com o seu estatuto de sacerdote deverá fazer-se substituir antes que de tomar decisões contrárias à mensagem aristotélica.

Só aquele que é baptizado, preenchendo as condições acima mencionadas, tendo conhecimento das regras da Igreja e consciente de tomar um compromisso de vida de servir Jah através da Igreja Aristotélica poderá ser ordenado após ter feito os seus votos.


A causa eficiente

Só um Prelado poderá elevar um baptizado ao sacerdócio. Em casos excepcionais, um padre particularmente reconhecido pela sua participação no serviço da Igreja e verdadeira fé poderá ser autorizado pela Cúria a elevar ao sacerdócio sem fazer parte do Alto Clero. Prelados são os Cardeais, os Bispos, os Abades e Reitores reconhecidos por Roma. Os padres que têm uma responsabilidade específica no clero regular e que são acreditados pela Congregação da Difusão da Fé podem também conduzir à elevação os membros da sua ordem religiosa.


A causa formal

A causa formal está dividida em duas etapas.

a) Os votos

O candidato deve comprometer-se na frente de Jah, do Prelado e de um outro sacerdote a quatro pontos:

A não levar arma de combate com excepção das armas de cerimónia ligadas à nobreza ou à tradição.

A não constituir família, para isso faz os votos de celibato e não poderá adoptar.

Ser exemplar: deverá privilegiar o estudo à procura de bens temporais. Fará o necessário de acordo com o seu cargo e o seu estatuto na sociedade, para receber a sua acreditação “Teólogo da Igreja Aristotélica Universal e Romana” e colocar as suas capacidades ao serviço da verdadeira fé e dos fiéis em geral.

À tripla obediência: obediência à hierarquia instaurada por Christos, a obediência aos Dogmas e a obediência ao Direito Canónico.

b) A Elevação

Uma vez os votos finalizados poderá ser elevado ao sacerdócio para servir Jah, a Igreja e a Humanidade.

Um sacerdote, prelado da Igreja ou mandatado para as ordenações, supervisionará as bênções e os votos baseados nos 4 elementos da criação.
O sacerdote que celebra o sacramento deverá depois colocar as suas mãos, símbolo da quinta-essência divina (o éter), na cabeça do fiel a ser ordenado. Reafirmará também a sua fé no nosso Credo antes de receber as insígnias da sua nova vida. Então será elevado ao sacerdócio para servir Jah, a Igreja e a Humanidade.


A causa final

Uma vez ascendido ao sacerdócio, o filho de Jah e irmão do humano torna-se padre e pai espiritual, poderá tornar-se um guia entre os guias e assumir um cargo de responsabilidade perante a paróquia, diocese, arquidiocese ou uma ordem religiosa.
Ir para o topo Ir para baixo
 
[DC] Livro 1.4 Ordenação e Elevação ao Sacerdócio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [RP] Ordenação
» [Dogma] Sacramento da ordenação e benção em geral
» [DC] Livro 1.5 O Funeral
» [DC] Livro 1 - Parte II - O Matrimónio
» LIVRO DAS VIRTUDES - A Pré-História

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Castelo do Rochedo :: Cidadela :: Grande Biblioteca de Óbidos :: Ala de Aristóteles-
Ir para: