Castelo do Rochedo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Castelo do Rochedo

Bem-vindo ao Condado de Óbidos
 
InícioInício  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 PLANTA DO FEUDO - Traçados gerais do Castelo do Rochedo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Manuel B. Queiroz
Nobreza
Manuel B. Queiroz


Mensagens : 1744
Localização : Aveiro, Condado de Coimbra, Portugal
Actividade : Padeiro

Perfil
Nome Completo:
Título Nobre: Baronete

PLANTA DO FEUDO - Traçados gerais do Castelo do Rochedo Empty
MensagemAssunto: PLANTA DO FEUDO - Traçados gerais do Castelo do Rochedo   PLANTA DO FEUDO - Traçados gerais do Castelo do Rochedo EmptySeg 07 maio 2012, 17:28

Sylarnash escreveu:



    CASTELO DO ROCHEDO

    • SUBÚRBIOS

      • Posto da Guarda - Recepção aos visitantes: À medida que os visitantes se aproximam do castelo, tanto pelo lado norte como pelo lado mais a sul a nenhum passam despercebidas as duas torres verticais que se encontram embutidas nas imponentes muralhas da fortaleza. Desde a construção do castelo que controla toda aquela área circundante que as duas torres funcionam como Posto da Guarda, e são ponto de passagem obrigatório para os visitantes. No seu interior alguns guardas vigiavam a entrada do castelo acompanhados por arqueiros estrategicamente colocados nas ameias da muralha.

        1. PLANTA DO FEUDO - Traçados gerais do Castelo do Rochedo
        2. TORRE DO GUARDA - Entrada no Condado de Óbidos  




      • Quadro dos Anúncios e Comunicados: No interior da muralha que defende a Cidadela, guardado por um guarda encontra-se um mural de afixação de comunicados e e outros documentos públicos. Dita a sabedoria popular que fora ali naquele mesmo lugar que o Mestre-de-Obras d'El-Rei havia colocado as ofertas de trabalho para dar inicio das obras e desde então que naquele local os comunicados mais importantes ali são afixados.

        1. LISTA GERAL DE ANÚNCIOS E COMUNICADOS
        2. Anúncio "A"
        3. Anúncio "B"
        4. (...)






    • CIDADELA

      • Praça do Condado de Óbidos: Concêntrica às várias vias ladeadas de casas, oficinas e outras construções emerge a Praça do Condado de Óbidos onde os mais ricos e influentes mercadores e profissionais disputam o número de fregueses. Para além dos negociantes que todos os dias caminham até à praça com o intuito de vender as suas produções é possível encontrar algumas tavernas, uma estalagem senhorial entre muitos outros locais de interesse.

        1. [RP] Estalagem do Condado de Óbidos - RECEPÇÃO
        2. [RP] Taverna de São Miguel
        3. [RP] Mercado




      • Grande Biblioteca de Óbidos: Localizada na rua principal que atravessa a cidadela e leva até ao castelo encontra-se a Grande Biblioteca de Óbidos. Repleto de inúmeros livros, manuscritos e outros documentos aquele é o local ideal para qualquer um estudar, aprender, tirar dúvidas ou ainda partilhar os seus conhecimentos, sobre qualquer tema e a qualquer hora. Lado a lado com o edifício de enorme envergadura surgem duas estatuetas de um homem com uma ave poisada sobre os seus ombros simbolizando a interiorização de conhecimentos e valores ganhos com a leitura e o estudo.

        1. ÍNDICE DE DOCUMENTOS


        • Ala Científica: Repleta de livros e estudos científicos das mais variadas funções e cargos, a Ala Científica comporta um total de cerca de meia dezena de livros.
        • Ala de Aristóteles: Esta ala da biblioteca recebe o seu nome do conteúdo guardado e é composto por vários documentos nas mais variadas línguas.
        • Ala Geográfica: O nome dado a esta ala da biblioteca deriva dos manuais e mapas ali guardados e que servem geograficamente aos seus interessados.
        • Ala Juridicus: Contendo códices e livros de leis e normativas de diversos reinos, esta ala recebe o seu nome da via judicial e legal ali estudada.
        • Ala Litteratus: Esta ala guarda um basto conjunto de obras literárias desde textos narrativos, históricos, críticos a livros de eloquência, de fantasia, de poesia.
        • Ala dos Diversos: Ocupando uma única prateleira da biblioteca encontra-se um pequeno conjunto de livros e textos diversificados.
        • Arquivo Histórico: Guardada a sete chaves, a ala do Arquivo Histórico é sede dos mais importantes documentos e documentos alguma vez produzidos.
        • Oficina dos Estudos: No interior da biblioteca de Óbidos após todo um conjunto de alas dos mais variados existe um salão onde alguns letrados e cidadãos com conhecimentos escrevem, copiam, traduzem e analisam obras.






    • INTERIOR DO CASTELO DO ROCHEDO: Com cinco torres incessantemente guardadas por guardas da milícia feudal e elevando-se aos quase 9 metros de altura, o rochoso castelo de Óbidos é a habitação do Conde que controla toda aquela área visível. A magnifica construção conta com vários salões entre eles de visitas, de reuniões e de leitura, conta ainda com largas centenas de quartos, três salões de gala, quatro salões de refeições, e entre muitos outros.

      • Pátio do Castelo: Estendendo-se por vários e longos metros de cuidada relva e mosaico o enorme pátio em frente do Castelo do Rochedo encontra-se decorado com vários vasos com plantas trazidas de outros reinos por via marítima e, a complementar a extensão decorativa do Pátio, uma dupla de leões em estátua mostram a entrada para o castelo. Um largo número de guardas ao serviço da guarda condal mantêm-se por estes lados do castelo, a toda a hora, sempre prontos a ajudar os cidadãos ou a intervir e deter quaisquer revolta ou ameaça.

        1. Regulamentos Internos
        2. Pátio do Castelo
        3. Pedido de Audiência


      • Capela de adoração ao Santo Protector de Óbidos - São Pedro: Situada além do pátio do castelo a Capela de São Pedro, construída à base das melhores pedras graníticas sob as ordens do Sacerdote e II Conde de Óbidos, é o local destinado à adoração ao Santo Protector do Feudo e a Jah. Aqui é possível a realização de pequenas cerimónias, religiosas ou não, mas de carácter restritas a familiares e amigos, cerimónias tais como baptismos, matrimónios, funerais, tomadas de posse ou benções.

      • Salão Nobre: Entre os diversos salões do castelo, sobressaí-se um salão mais central que se encontra totalmente decorado com as mais finas tapeçarias e estandartes decorativos, com cortinas do mais belo tecido azulado e com uma mesa de reuniões que se estende por alguns metros. O Salão Nobre é o local onde os nobres, representantes diplomáticos e os governadores e outros cidadãos de média elevada linhagem se reúnem com o conde, seja para uma curta visita, seja um bom momento de conversa, ou ainda para uma demorada reunião de negócio e discussões.


    • SALÕES PRIVADOS: Guardado por mais de uma dezena guardas o corredor Este que faz ligação aos Salões Privados do castelo encontra-se altamente protegido e restrito. Não há uma pessoa que por ali passe sem antes deixar as suas armas num pequeno quarto à entrada do corredor, e mais ainda, somente pessoas com a companhia do Conde de Óbidos ali pode aceder.


    • ARQUIVO MORTO: Um pequeno salão carregado de estantes e com corredores ligeiramente estreitos guarda os documentos e certidões mais antigas e sem utilidade.



Ir para o topo Ir para baixo
 
PLANTA DO FEUDO - Traçados gerais do Castelo do Rochedo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Demissão de Professor do Seminário Menor de Viana do Castelo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Castelo do Rochedo :: Súburbios :: Posto da Guarda - Recepção aos visitantes-
Ir para: